O e-mail vem sendo, de longe, a forma mais eficaz de comunicação dos nossos dias, mas tem muita gente por aí agindo de maneira 'brega' e/ou mal educada, muitas vezes por falta de conhecimento.
Que critérios você usa para enviar seus e-mails?
Será que não está preocupado apenas com que ele chegue ao destinatário?
Será que isso é certo?
Será que isso é elegante?
Será que isso mostra respeito à seus amigos?
Oque será que seus correspondentes pensam sobre os e-mails que você envia?
Será que todos eles gostam de tudo que recebem?
Você é mais uma das pessoas que "não tem tempo" para reestruturar as mensagens que envia ou não sabe reestrutura-las, ou não tem paciência, ou mesmo não se importa com isso?
Se você não entendeu o por quê dessas perguntas e acha que elas não tem o menor relacionamento com suas ações na Internet, deixe essa página de lado pois você já sabe tudo que está escrito aqui, mas se suas respostas foram:
PARABÉNS!
Você é um exímio colaborador para a geração de lista de spammers e disseminação de worms (espécie de vírus que se auto copia para todos os endereços de e-mail encontrado nos computadores infectados).
O respeito para a privacidade das pessoas que se comunicam com você é notável. Seus amigos realmente devem adorar os e-mails que você envia e devem ter todo tempo do mundo para ler todas as suas mensagens... Afinal, falta de tempo e paciência é um problema exclusivamente seu, não é mesmo?
Esta página abordará todas as questões referentes aos bons modos para o envio de e-mails e a partir de agora, você não pode mais dizer que não sabe como fazer...
Cópias
Quando queremos enviar a mesma mensagem para várias pessoas cadastradas em nossa lista, teríamos o terrível trabalho de enviar um-a-um se não fossem as tão práticas CÓPIAS. Com elas enviamos o e-mail apenas uma vez e ele é entregue a todos destinatários. Mas, se você não tomar certos cuidados, estará expondo o endereço de todos para todos.
Isso é ABOMINÁVEL!
É a maior prova do seu descaso com a intimidade de seus amigos.
Que tal se eu distribuisse seu número de telefone
para todas as pessoas da minha lista?Você pode argumentar que telefone é telefone e e-mail é e-mail. Sim, você está certo, mas não se esqueça que muitas pessoas usam muito mais o e-mail do que o telefone e, nesse caso, você está piorando ainda mais a situação.
Expor o endereço de e-mail das pessoas é uma tremenda falta de educação e não há oque se discutir. Basta pensar...
Por outro lado, se algum amigo seu lhe disse explicitamente que você pode divulgar seu endereço de e-mail para qualquer pessoa, não vejo problema nenhum em contiuar fazendo. Desconsidere esse texto.Alguém já deu essa permissão à você?
Novamente você pode argumentar que todo mundo faz isso e já de cara, sua argumentação cai por terra, pois eu não faço isso, nem tão pouco 30% das pessoas da minha lista. Os outros 70% não devem saber como fazê-lo e porisso me sinto no dever de ensiná-los.
Vamos então ao que interessa: As cópias!
Existem dois tipos de cópias: Cópia Simples, declarada ou não, e Cópia Oculta.
- Cópia Simples - Sem a declaração de Cópia
Essa é, infelizmente, a forma mais usada. O usuário coloca todos os endereços dos destinatários no campo Para (ou To, no Inglês) e, apesar de não ter declarado explicitamente a cópia, os programas gerenciadores de e-mail "entendem" que o mesmo e-mail deve ser enviado para todos os endereços.
Usando essa sistemática, todas as pessoas que receberem o e-mail terão a sua disposição o endereço de todas as outras que também o receberam. O seu uso é justificado quando todas as pessoas se conhecem e todas já tem o endereço de todas. Este tipo de cópia também é importante para evidenciar a todos que todos eles receberam a mesma mensagem.
Qualquer outro uso deste tipo de cópia, que não seja com os propósitos descritos acima, torna-a uma desagradável ação de exposição da intimidade alheia, tanto do ponto de vista dos endereços, como do próprio conteúdo do e-mail.
Isso é muito feio!
Veja o exemplo:
Se você enviar uma mesagem colocando os endereços de todos os destinatários no campo To, (Para em Português) todos eles receberão a mensagem e junto dela o endereço de e-mail de todos.
Enviando assim....
...todas pessoas recebem assim:
(Cuidado, pois estará expondo o endereço de todos para todos! Isso é uma tremenda falta de educação!)
- Cópia Simples - Com a declaração de Cópia
Essa forma tabém é muito usada para o envio de cópias para várias pessoas. Nesse caso o usuário declara explicitamente que deseja enviar cópias para outras pessoas, digitando o endereço dessas no campo Com Cópia Para (CC, no Inglês)
Da mesma forma que no caso anterior, todos usuários receberão os endereços de todos os outros. Além disso fica claro que o e-mail é para a(s) pessoa(s) endereçada(s) no campo 'To:' e os outros estão recebendo penas cópias. Pense muito bem antes de enviar um e-mail assim. Caso contrário o erro cometido é agravado: desrespeito à privacidade alheia e menosprezo de alguns destinatários - os que receberam apenas cópias!
Veja o exemplo:
Se você enviar o e-mail com cópias simples, ainda assim as pessoas terão acesso aos endereços de e-mail das outras:
Se você enviar assim...
...todas pessoas receberão assim:
(Observe que que José e Tânia estarão cientes que o e-mail é para a Maria.
Eles apenas receberam cópias)
- Cópia Oculta - A grande sacada!
Todo programa de gerenciamento de e-mail (OutLook, Mesenger etc) e páginas de Internet que usamos para enviar e-mails (Webmail do Hotmail, UOL, AOL, Yahoo, IG, BOL etc) disponibilizam ao usuário a opção de enviar e-mail com cópias ocultas para outras pessoas. Se aquele que você está usando não tem essa opção, troque-o por um mais moderninho, porém antes de fazê-lo, verifique se realmente ele não a tem. Talvez ele tenha e você não saiba.
A grande maioria desses programas e webmails exigem que o usuário mude a sua configuração para então disponibilizar esse campo. Para cada tipo de programa e webmail diferente o processo será ligeiramente diferente ou totalmente igual. O que importa realmente é que você entenda o ganho de privacidade desse tipo de cópia. Nesse caso, todas as pessoas recebem o mesmo e-mail que você enviou, porém ninguém será exposto.
O processo para envio é exatamente igual aos anteriores, exceto que os endereços são colocados no campo Cópia Oculta (ou Bcc no Inglês).
Nesse primeiro exemplo, temos um e-mail normal com duas cópias ocultas:
Se você enviar assim...
...todas pessoas receberão assim:
(Observe que Maria recebe o e-mail, mas não sabe que José e Tânia receberam também.
Nesse caso você continua expondo o endereço da Maria para Tânia e José mas preserva o deles.)
Neste segundo exemplo, todas as cópias são ocultas. Privacidade TOTAL!
Se você enviar assim...
...todas pessoas receberão assim:
Responder
Pense com muito carinho em todas essas questões. Seus amigos merecem, não é mesmo?
Obs.:
Todos endereços usados nas ilustrações são fictícios.
Para respondermos um e-mail de maneira fácil, eficaz e correta, os programas gerenciadores de e-mail, e webmails, nos disponibilizam dois botões de comando: Responder e Responder para todos (Reply e Reply All em Inglês). Ao acionarmos um desses botões, os programas e webmais nos criam uma nova mensagem incluindo o cabeçalho da mensagems original e todo seu conteúdo. A partir daí, algumas pessoas se atrapalham...
O correto é escrever o texto de resposta no ínicio do corpo da mensagem, deixando o cabeçalho e a mansagem original no final. Tanto o cabeçalho como o corpo da mensagem original servirão para que o destinatário da resposta lembre-se da data e do assunto a que se refere a resposta. Quando a mensagem original for muito extensa, deve-se apagar parte do conteúdo, deixando apenas as referências importantes.
Se a mensagem original foi enviada com cópias simples e você acionar o botão de comando Responder Para Todos, a sua resposta será enviada a todas as pessoas que receberam o e-mail original. Isso é muito comum em troca de e-mails entre funcionários que estão trabalhando em equipe. O procedimento para a escrita do texto de resposta, manutenção do cabeçalho e mensagem originais é o mesmo descrito acima.
Sempre será de bom tom, adicionar as a sigla Re à linha de ASSUNTO (Subject, em Inglês) da mensagem, esclarecendo assim que trata-se de uma resposta à mensagem original. Em geral os programas gerenciadores de e-mail fazem isso automaticamente.
No caso de várias respostas subsequentes, ou seja, você respondeu uma mensagem, o destinatário a respondeu novamente e você resolve responder outra vez, será necessário o uso do bom senso tanto para a linha do ASSUNTO como para a manutenção dos cabeçalhos e mensagens anteriores. Você pode, por exemplo, acrescentar uma sigla Re à linha do ASSUNTO, para cada resposta enviada, indicando assim, quantas vezes a mesma mesagem já foi respondida por ambas partes. Deverá ainda manter os cabeçalhos e partes relevantes da mensagem original e de cada resposta. Assim, ambos terão um histórico das mensagens trocadas.
Por outro lado, você pode iniciar uma nova mensagem, não se esquecendo de redigir algumas linhas, logo no início, para que o destinatário se recorde a que se refere a sua mensagem. Cada caso é um caso. Analise o seu.Veja abaixo um exemplo de resposta a um e-mail:
(O assunto seria Re: Geladeira bem Grande)
Caro sr. Manuel
Sinto informar-lhe que nossa maior geladeira tem apenas 800 litros de capacidade interna e, sendo assim, fica impossível a colocação de uma vaca dentro dela.
Sem querer me intrometer, porque o sr. não coloca apenas o leite para gelar?
Sem mais,
Seviço de Apoio ao Consumidor
----- Original Message -----
From: Manuel <manuel@orapois.com.pt>
To: sac@proved.com.br
Sent: Saturday, December 15, 2001 3:34 AM
Subject: Geladeira bem Grande
>Prezado Senhor
>
>Me encontro com um terrível problema:
>
>
>Minha filha mais nova, uma beleza de menina,
>sempre foi também uma excelente filha,
>amiga de ....
.... o problema é que ela tem que tomar leite
>gelado para ser curada.
>
>O sr, não teria em sua loja uma geladeira
>que coubesse uma vaca?
>
>
>
>Cordialmente,
>Manuel
Atenção!
Use os botões de comando Responder ou Responder Para Todos APENAS para responder mensagens. É só para isso que eles servem.
Há quem os use para reenviar mensagens recebidas para outras pessoas, mudando o endereço do destinatário. Se você for um desses, tenha o cuidado de apagar o cabeçalho para não expor as informações pessoais do correspondente original.
Encaminhar
Muitas vezes temos a necessidade de encaminhar um e-mail para outra pessoa. Não discutiremos aqui os motivos, mas sim como fazê-lo.
Os programas gereciadores de e-mail e webmails tem sempre um botão de comando para Encaminhar (Forward no Inglês) que ao serem acionados, criam uma nova mensagem inserindo nela o conteúdo do e-mail que deseja-se encaminhar. Sendo assim, quando for necessário o encaminhamento de um e-mail, com ele ainda aberto o usuário deverá acionar o botão Encaminhar (Forward) e preencher os campos Para, Com Cópia e Com Cópia Oculta (To:, Cc: Bcc:), conforme as regras básicas de boa educação e bom senso. É de bom tom adicionar ao campo Assunto (Subject) a sigla Enc ( ou Fw, no ingês) para que fique claro que é um e-mail encaminhado e também redigir algum comentário sobre o assunto em questão, logo no início do e-mail, antes do conteúdo do e-mail original.
A ação de encaminhar e-mails é muito comum dentro de empresas, onde esses devem circular nos mais variados departamentos até que finalmente possa ser respondido ao remetente ou então até que o responsável tome providências e/ou conecimento sobre assunto.
Infelizmente a grande maioria dos internautas usam esse botão de comando para enviar, para todas as pessoas de sua lista, os e-mails que recebem. Sem dúvida que é a forma mais prática de se reenviar um e-mail recebido, porém expor o endereço do remetente, em determinadas situações, pode ser mais uma forma de expressar a falta de educação e de privacidade para com os remetentes.
Caso você seja um praticante desse tipo de ação, tome o seguinte cudado:
- ao encaminhar um e-mail para pessoas que não conhecem o remetente original, apague as informações referentes a ele e também a sigla En (Fwd) da linha do ASSUNTO.
Com esse siples procedimento, seus e-mails ficarão mais elegantes e você estará respeitando a privacidade alheia. Se for enviar cópias, tenha o cuidado de continuar mantendo as mesmas boas maneiras.
Anexos
São arquivos enviados juntamente com o e-mail.
Não há muito oque dizer sobre os anexos, exceto que deve-se tomar cuidado com os seus tamanhos e quantidades. Arquivos grandes ou em grande número em um único e-mail além de demorarem para serem enviados e recebidos, poderão 'entupir' a caixa postal do destinatário. Arquivos com mais de 500Kbytes, seja um único ou o somatório do tamanho de todos, são considerados grandes para quem usa conexão normal com a Internet, mas para que usa conexão digital ou a cabo não. Por outro lado, a maioria dos e-mails gratuitos disponibilizam um espaço de 1.000Kbytes (1Mbytes) e 500KBytes ocupará metade desse espaço.
Quando for inevitável enviar arquivos extensos é de bom tom enviar antes um e-mail avisando que o próximo tem um grande anexo. Assim o destinatário saberá que seu computador não travou e sim está fazendo o download de um grande arquivo.
Indo muito mais além e sendo até implicante, pode-se dizer que nos dias de hoje, só é justificável anexar arquivos que ainda não são compatíveis com a tecnologia que envolve a comunicação via e-mail. Sendo assim, anexar figuras do tipo GIF ou JPG desponta uma ligeira falta de interesse em compor um e-mail mais elaborado, pouco conhecimento em informática ou então o uso de um programa editor de e-mails da idade da pedra!
Um bom editor de e-mail deve ter a opção de inserir figuras no próprio corpo, ou seja, a figura segue aberta junto com o texto. Se o editor de e-mails que você usa não tem essa opção, já passou da hora de você trocá-lo por outro. Se você não pode gastar dinheiro com isso, use, por exemplo, o Hotmail. É grátis.Se você concorda, mas não sabe como fazê-lo, siga o roteiro abaixo. Se você discorda, desconsidere, pois isso já é querer um pouco demais de usuários comuns.
- Configure o seu editor para a produção de um e-mail do tipo HTML ou Rich Text. Você consegue isso procurando um botão de comando e/ou menu com as palavras 'Opções' ou 'Configurar' quando estiver pronto para escrever o e-mail. Mudar o tipo de edição não altera a forma de digitação, ou seja, você escreverá o texto normalmente como sempre fez, mas terá opções de tipos de letras, cores, alinhamentos etc.
- Feito isso, comece a escrever o texto e, no momento que deseja colocar a figura, procure por um botão de comando com as palavras 'Inserir Figura' ou 'Figura' e clique sobre ele.
- Esta ação exibirá uma caixa de diálogos com as pastas do seu computador. Basta agora localizar o arquivo da figura desejada.
- Caso a figura esteja aberta numa página de Internet ou mesmo num outro e-mail, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher a opção copiar. Depois, sem fechar definitavamente a janela onde está a figura, volte à edição do e-mail, pressione a tecla Ctrl e com ela ainda pressionada, precione a tecla V.
É importante observar que figuras que seguem abertas dentro do corpo de uma e-mail, poderão se apresentar como anexos, se o programa gerenciador de e-mails do destinatário não for compatível com o do rementente ou anida se o destinatário não habilitar a opção de receber e-mails no formato HTML.
Bom, isso já um problema do destinatário. Você fez a sua parte, não é mesmo?
SPAM
Esse texto explicará oque deve ser feito ao se identicar que um e-mail é um spam, já que a abordagem teórica sobre esse tipo de abuso está na página Internet.
Procedimentos básicos:
- Jamais responder um spam.
O maior martírio de um spammer é a dúvida em relação aos endereços que ele está usando para espalhar seus indesejados e-mails. Ele nunca sabe se os endereços ainda são válidos, ou foram cancelados pelos seus donos. Portanto, quando ele recebe uma resposta a dúvida acaba e então passa a ter certeza de que, pelo menos o seu, existe.- Nunca confiar nas instruções para 'descadastramento', pelo mesmo motivo acima. Mesmo que essa opção seja a visita de uma determinada página na Internet, o spammer terá como saber que seu endereço ainda é válido.
- Não acredite em nada que esteja escrito num spam.
Procedimentos mais elaborados:
- Denunciar todos os spans recebidos.
As denúncias são feitas sempre para o provedor de onde originou o spam. Eles poderão até cancelar a conta do spammer. Para maiores detalhes de como proceder, veja logo abaixo a referência ao Spam Cop.- Casos de spams extremamente abusivos, como pornografia por exemplo, a denúncia pode ser feita em tribunais de pequenas causas e o e-mail não deve ser destruido até que se finalize o processo. Não basta apenas imprimí-lo. É necessário que uma pessoa com mais conhecimentos em informática recupere seu cabeçalho completo (header).
- Criar filtros de recebimento.
Todo programa gerenciador de e-mails que se preze deverá ter a opção de criação de filtros para recebimento de e-mails. Para cada programa o processo é ligeiramente diferente, mas normalmente você poderá escolher palavras chaves para o apagamento automático das mensagens que a contenham.Existe um site especializado em automatizar denúncias de recebimento de spam:
Essa empresa oferece serviço de denúncia gratuito ou pago e exibe uma vasta documentação sobre o assunto, porém está im Inglês.
Outra fonte de informação um pouco mais simples, mas de igual importância para o conhecimento do assunto, é o site Movimento Brasileiro de Combate ao Spam:
Vale a pena conferir e indicar para amigos e conhecidos.
É muito importante ficar atento às novidades relativas ao spam, como o projeto de lei do Deputado Ivan Paixão, pois uma vez regulamentado, teremos que aceitar as normas e punições por ele regidas.
Será que esse projeto atende as suas necessidades e está de acordo
com oque você pensa sobre o assunto?
- PROJETO DE LEI Nº 6.210, DE 2002
Regulamentação das mensagens eletrônicas não solicitadas
por Ivan Paixão
http://cf6.uol.com.br/consultor/view.cfm?id=9280&ad=c
Correntes
Uma outra praga que vive abarrotando as caixas de entrada dos internautas são as correntes.
É incrível como esse tipo de correspondência consegue cativar tanta gente, e como essas pessoas as repassam, sem o menor constrangimento em assumir que acreditam em toda quela baboseira. Homens, mulheres, jovens e crianças, repassam mensagens que promentem mundos e fundos de acordo com o número de cópias enviadas. É lamentável que o nosso povo seja tão ingênuo e tão voltado ao misticismo, mesmo que esteja expresso na sua forma mais infantil.Teia37 não tem muito a declarar sobre essa questão, exceto que jamais se expôs à ridícula posição de propagar uma corrente e, para firmar a sua possição, diponibiliza a você um texto muito bom, de um autor desconhecido, intitulado:
Os Sete Tipos Básicos de Correntes na Internet.
Fuja DelesPara ler esse texto, clique aqui e divirta-se. É muito engraçado!
Boatos
Também conhecidos como hoax (em Inglês), são outras pragas que infernizam os usuários da Internet.
Ursos enjaulados, com sonda no fígado, extraindo bílis para a produção de perfumes, prêmios fabulosos distribuidos por empresas, xícaras de água que explodem dento de forno de micro-ondas e mais um monte de absurdos, formam mais esse estorvo na sua caixa postal.
Novamente, Teia37 não tem muito a declarar sobre o assunto, já que a disseminação desse tipo de mensagens, está intimamente relacionada com a cultura de cada um, mas alerta que, divulgar informações infundadas ou sem certeza da sua veracidade, é coisa de fofoqueiro.
Da mesma forma que no ítem anterior, você poderá se deliciar com a complição de um texto publicado no Jornal do Brasil, no dia 26/04/2001. Clique aqui.
Caso você queira acessar o texto na íntegra, precisará ser assinante do jornal.
Para maiores informações acesse o link abaixo:
- JB Online
http://jbonline.terra.com.br
Limpando
Você já recebeu algum e-mail com a aprência do texto abaixo?
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > >Olá amigos eu não sei se é verdade, mas se
for é uma loucura total.
> > > > >A noticia abaixo eu recebi hoje, se for
verdade é uma loucura.
> >Portanto
> > > > não
> > > > >custa tentar.
> > > > >Microsoft e AOL são agora os maiores
empresas de Internet.
> > > > >E para ter certeza de que a internet
Explorer é realmente o
programa
> >mais
> > > > >usado a Microsoft e a AOL iniciaram um
E-Mail Beta Test. Se você
> >enviar
> > > > >esse e-mail a amigos a Microsoft pode e vai
por um período de 2
> >semanas
> > > > >rastrearam esse e-mail.
> > > > >Para cada pessoa para quem você mandar este
e-mail a Microsoft vai
> >pagar
> > > > >U$245,00 Para cada pessoa para quem você
enviar, que enviar este
> > > > >adiante a Microsoft paga a você $243,00; e
para cada terceira
pessoa
> >que
> > > > >receber este e-mail você recebe $241,00 da
Microsoft. Daqui a 2
> >semanas
> >a
> > > > >Microsoft vai te contactar neste teu
endereço e te enviar um cheque
> > > > >Eu também pensei que era besteira mas 2
semanas depois de receber
> >esse
> > > > >e-mail, a pessoa que mandou-o para mim foi
contactada pelo
Microsoft
> >e
> > > > >dentro de alguns dias ele recebeu o um
cheque de $24.800,00.
> > > > >Voce deve responder antes que o beta Teste
termine
> > > > >Se alguém pode se dar a este luxo este
alguém é Bill Gates, o homem
> >para
> > > > >estas coisas
> > > > >Isto tudo é estratégia de Marketing dele
> > > > >Eu te desejo muito sucesso
> > > > >
> > > > >Apenas mande adiante
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > > > > > > >> > >
Acredito que sim, mas a pergunta mais grave é se você já enviou um e-mail com essas características.
Espero sinceramente que não!
Primeiro: esse é um exemplo exato de um hoax (boato)!
Fico imaginando como é possível que uma pessoa em sã consciência possa acreditar numa barbaridade dessas e, ainda por cima, expor sua ignorância, ao enviar esse absurdo para toda sua lista de e-mails. Realmente, é lamentável.Segundo: o que mais impressiona é como as pessoas não se intimidam em mostrar seu relaxo. Enviar/repassar textos com esse tipo de diagramação é se mostrar como uma pessoa sem o menor senso de bom gosto e respeito para com seus correspondentes. Isso é como oferecer um trapo, sujo e nojento para quem está esperando um guardanapo.
Desta vez, a esperada desculpa...
'Não sei como fazer para limpar essa sujeira!'
... não é mais válida.
Se há algo fácil de se fazer em informática é apagar, mas com certeza ninguém tem tempo para esses caprichos, não é mesmo?O mais interessante, é que na verdade as pessoas não lêem direito esses textos e os repassam em seguida. A cada repasse a diagramação vai piorando e assim a bola de neve vai crescendo até que alguém, com bom senso, apaga a mesagem, ou limpa toda sujeira feita pelos outros antes de repassá-la.
Se cada um fizesse a sua parte, com certeza o trabalho seria reduzido e dividido igualmente entre todos responsáveis.
Pensando muito sobre esse assunto, Teia37 preparou uma página nesse site que é capaz de limpar e rediagramar esse tipo de texto. Basta que você 'copie' do e-mail original, 'cole' no espaço correspondente e acione o botão Processar, que tudo estará resolvido. Para usar essa página, clique aqui!
Experimente, você vai gostar...