Compilada e Adaptada de um Artigo do JORNAL DO BRASIL
26/04/2001
- Grandes empresas não usam correspondência, do tipo corrente, para divulgar seus objetivos.
As organizações Microsoft e a AOL não estão oferecendo US$ 245,00 a cada repasse de e-mail, e a Ericsson não está doando celulares de graça!
- A MTV não lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondência a um monte de gente. É uma pura perda de tempo!
- Não é porque alguém escreveu, quatro degraus anteriores da pirâmide, "nós checamos e isto é verdadeiro" que seja, realmente, verdade.
- Não existe uma organização de ladrões de fígados humanos! Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isso aconteceu ao primo do amigo dele. Se você é daqueles que acreditam em conspirações, então veja http://urbanlegends.about.com/culture/urbanlegends/library/weekly/aa0629
- Se os últimos desastres, envolvendo foguetes da NASA, espalharam partículas de plutônio sobre a Costa Leste americana, você acha realmente que essa informação chegaria ao público por e-mail?! Seria muita ingenuidade!...
- Não existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Pyropo and Esopo", "Consummatum st", "Senta a Pua !", "In The Mood", "Sapinhos Budweiser", etc. Na verdade, você nunca, mas nunca mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar se um site
confiável de uma companhia real o tenha identificado. Tente em www.symantec.com/avcenter/vinfodb.html ou um site congênere. E, mesmo assim, pense duas vezes antes de passar adiante. Saiba que você não pega vírus por e-mail apenas lendo-o. Só se você abrir o arquivo infectado ou der o download de um
arquivo!
- Se você estiver, realmente, pensando em passar adiante aquela mensagem, que já está no décimo degrau da pirâmide (ou na décima geração), tenha pelo menos a decência de cortar aqueles 8 quilômetros de cabeçalhos de todo mundo que a recebeu nos últimos 6 meses ou mais. E você também não vai ficar doente ou aleijado se retirar todos os
"<" que começam as linhas. Além disso, seu amigo provavelmente já a recebeu, e, obviamente, será um bom motivo para irritá-lo!
- Existem mulheres que estão, realmente, sofrendo no Afeganistão ou crianças morrendo à míngua em algum outro país de nome exótico ou complicado; e que as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis; todavia, reenviar um e-mail não ajudará essas causas em nada. Se você quiser ajudar, MESMO, procure o seu deputado, a Anistia
Internacional, o Rotary, o Lions, a Maçonaria, a Cruz Vermelha, ou outra entidade que cuida desse tipo de problema social. Os e-mails de "abaixo-assinado", geralmente, são falsos e nada significam para quem detém o poder de fazer alguma coisa sobre o que se está denunciando.
- Não existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazônica em 50%; portanto, não perca tempo nem "pague o mico", assinando e repassando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto. É, no mínimo, ridículo!
- Você não vai sofrer nenhum acidente grave, nem morrer, e muito menos ter azar no amor, se arrebentar uma corrente. Inclusive esta!
- Redigir um e-mail ou enviar qualquer coisa escrita via Internet, é tão fácil quanto rabiscar os muros de uma área pública, como os tolos o fazem.
Não acredite, automaticamente, em tudo.
- Não repasse boatos. Num possível rastreamento, por ordem policial, você poderá se ver numa situação incômoda.
- AGORA, SIM! ! !
Envie esta mensagem a seus, conhecidos, colegas, amigos e parentes, e, ajude a colocar ordem nessa imensa casa chamada INTERNET !!!!